Sobre nós
Psicologia . Arte . Saúde . Teatro
ARTE e SAÚDE como possibilidade de
desenvolvimento individual e social.
Somos a "CHiMOMi", nascedouro e fruto de vivências da psicóloga e atriz Flávia Cunha com o propósito de vincular Arte e desenvolvimento individual sem deixar de lado a necessidade e relevância artístico-cultural como fator de melhoria social.
Assim, a CHiMOMi trabalha com:
- Apresentações e performances teatrais,
- oficinas e workshops para público adulto e infantil,
- elaboração e produção de projetos aliando Psicologia e Artes: cultura e bem-estar.
Fundada em 2013 na cidade histórica de Pirenóplis (Goiás) e atualmente sediada em Presidente Prudente (São Paulo),
a CHiMOMi já realizou projetos envolvendo Psicologia e Arte em mais de 12 estados brasileiros:
Amazonas . Ceará . Goiás . Maranhão . Mato Grosso . Minas Gerais . Pará . Paraíba
Paraná . Pernambuco . São Paulo . Tocantins . Distrito Federal
E contabiliza mais de duas centenas de apresentações teatrais e atividades nos mais diferentes locais:
Teatros, Circos, Festivais, escolas públicas e particulares, creches, universidade, eventos,
comunidade indígena e quilombola,
shopping center, APAEs, praças, ruas, ONGs, Hospital e unidades do SESC
por todas as regiões do Brasil.
Projetos da CHiMOMi Premiados e Contemplados
em 06 Editais:
1) Comtemplado no Edital SESI-SP Território de Arte e Cultura 2019
Projeto: Espetáculo circo.teatro mudo “A bOla" com a CHiMOMi.
2) Premiado no Edital Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC) 2015
Projeto: Turnê do Espetáculo CHiMOMi _ A “bOla” e oficinas de Malabares por 10 municípios de Goiás.
Apresentações para mais de 4.000 crianças e jovens da rede pública de ensino, e mais de 300 alunos participantes das oficinas nas cidades de:
Jussara, Piranhas, Palmeiras, Posse, Campos Belos, Novo Gama, Goianésia, Itapaci, Palmeiras e Águas Lindas de Goiás.
Realização: Junho e Agosto 2017.
3) Premiado no Edital Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC) 2015
Evento que durante quatro dias reuniu mais de 30 artistas do teatro, música, dança, artes visuais, literatura, artes plásticas do Ceará, Distrito Federal, Goiás e São Paulo na vila de Olhos D’Água, interior de Goiás.
Com 40 horas de programaçao gratuita e aberta à comunidade, distribuidas em aproximadamente 30 atividades para crianças e adultos, dentre apresentações e oficinas de teatro, dança, música, literatuta; exposições de artes plásticas e visuais; e rodas de conversas com artistas e público.
Realização: 03 a 06 de Novembro 2016.
4) Contemplado no Edital Lei de Incentivo à Cultura Goiânia 2016
Projeto: Turnê de apresentações da CHiMOMi e Quinteto de Metais do Cerrado nos Parques de Goiânia.
Apresentações gratuitas de teatro e musica instrumental em 06 parques de Goiânia/GO, com repertório erudito e popular (chorinho, baião, por ex.).
Locais: Parque Bosque dos Buritis, Parque Leolidio di Ramos Caiado – Manhã e Tarde, Parque Flamboyant, Parque Areião, Parque Vaca Brava.
Realização: julho e setembro 2017.
5) Contemplado no Edital Lei de Incentivo à Cultura Goiânia 2015
Projeto: Turnê da CHiMOMi – Espetáculo “A bOla” por 09 Creches (CMEI) e no Parque dos Buritis - Goiânia/GO.
Creches: CMEI Conjunto Vera Cruz II, CMEI Atheneu Dom Bosco, CMEI Buena Vista, CMEI Jardim Liberdade, CMEI Jardins do Cerrado I, CMEI Parque Amazônia, CMEI Nossa Senhora Aparecida, CMEI Márcia Lorena Mendes, CMEI Beija Flor e Centro Livre de Artes (Bosque dos Buritis).
Realização: junho e julho 2015
6) Contemplado no Edital Cultural Banco do Nordeste – Ministério da Cultura (Lei Rouanet) 2014
Projeto: Turnê da CHiMOMi pelo Nordeste com o espetáculo teatro.circo mudo “A bOlA” e Oficinas de Teatro mímico para crianças.
Centro Cultural Banco do Nordeste CCBNB Fortaleza - Teatro. Fortaleza/CE
CCBNB Cariri – Teatro. Juazeiro do Norte/CE
CCBNB Sousa – Teatro. Sousa/PB
CEARC - Teatro. Guaiuba/CE
Escola Municipal Dionísio Ross. Barbalha/CE
Escola Estadual Raul Coelho. Barbalha/CE
Realização: junho e julho 2015
Psicóloga (CPR/06 72014) pela Univ. Mackenzie (SP) aprovada no Mestrado em Educação pela UNESP Presidente Prudente 2020; atriz profissional (DRT/GO 3371), artista-educadora com Técnico em Recreação.
Nascida em Presidente Prudente/SP, morou e estudou em diferentes cidades de São Paulo, Bahia, Brasília e Goiás, participando de diversas atividades e oficinas ligadas à arte, cultura e educação.
A primeira vivência com o palco aconteceu com a peça “Clandestina – a história de Halu Gamashi’ (2008), baseada na vida e obra da escritora, terapeuta e sensitiva Halu Gamashi, estreada no Teatro Ruth Escobar em São Paulo, 2008.
Desde então tem unido conhecimentos da Psicologia com técnicas teatrais e em 2012 na cidade de Ubatuba (SP) “nasce” o Espetáculo solo “A bOla” com CHiMOMi, uma palhaça que não usa a fala para se comunicar, trabalho autoral premiado e contemplado em editais.
Como fruto de suas vivencias nas áreas da saúde e arte, funda a Cia CHiMOMi Psicologia e Teatro na cidade de Pirenópolis (Goiás) em 2013, consolidando as linguagens do circo, teatro e psicologia nos espetáculos, oficinas, performances e aulas.
Flávia Cunha também é idealizadora e coordenadora da Mostra Brasileira de Arte Autoral (MOBAA), projeto Premiado no FAC Goiás que reuniu em 4 dias de evento mais de 30 artistas autorais do teatro, música, dança, literatura, audiovisual e artes plásticas de diferentes regiões do Brasil em Olhos D ́Água, com vários espetáculos e oficinas gratuitas para a comunidade (Goiás, 2016).
Foi co-criadora e organizadora do Projeto “Teatro na Areia Itamambuca”, com apresentações na praia envolvendo atores, crianças de comunidades vulneráveis e turistas em Ubatuba/SP (2010 a 2012).
Trabalhou como professora de EJA (Alfabetização de Jovens e Adultos) em Escola Municipal de Ubatuba/SP e com classe escolar de portadores de necessidades especiais.
É professora de Teatro, ministrando Workshops e Oficinas de Teatro e Circo.teatro para crianças, jovens e adultos em ONGs, projetos, Festivais em diversos estados do Brasil, incluindo a FUNDART UBATUBA/SP e o SESC Presidente Prudente/SP, SESC Birigui/SP, SESC Sorocaba/SP, SESC Taubaté/SP, SESC Anápolis/GO, SESC Palmas/TO, SESC Meanacapuru/AM e SESC Manaus/AM.
Como artista-educadora já desenvolveu e executou projetos em Escolas, ONGs e instituições da Grande São Paulo e outros estados, incluindo o projeto Arquimedes - ASSAOC (atual POIESIS), com temáticas relacionadas à Saúde, Cultura Popular, Indígena, Teatro e Artes Integradas para crianças e adolescentes.
Desde 2006 trabalha com atendimentos individuais e grupais com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem escolar e socialização, tendo parcerias com escolas e instituições, e sempre aliando a linguagem artística ao processo terapêutico e de aprendizagem.
Atualmente residindo em Presidente Prudente é idealizadora do projeto "Filme com conversa" para alunos do Fundamental 2 no Colégio Cotiguara, onde também é professora da disciplina de "Expressão Corporal" do Fundamental 1.
É idealizadora e coordenadora da CASA da CHiMOMi com atividades artístico-culturais para crianças e jovens.